segunda-feira, agosto 20, 2007


Este blog iniciante tem o objetivo de divulgar uma pesquisa sobre o vegetarianismo, a princípio no Brasil. Eu, que também sou vegetariana, gostaria de saber quem somos, porque nos tornamos vegetarianos, nossas dificuldades num universo ainda bastante carnívoro( ou onívoro), enfim nossa trajetória neste ser-vegetarian@. Na realidade o objetivo maior é poder contribuir para que outras pessoas possam tornar-se vegetarianas no futuro, mostrar que existimos, nos importamos com os animais e temos hábitos diferentes dos "normais" e que estamos muito bem, mas ainda precisamos de mais espaço para comer, compartilhar, conviver e nos sentirmos atendidos na nossa "filosofia" ou ética.
No futuro pretendo fazer um site, mas por falta de recursos e tempo estou investindo neste humilde blog que me foi sugerido por uma vegetariana de boa vontade.
Por enquanto as iniciativas criadas nesta direção são este blog e um grupo no yahoo e um grupo no Orkut.
Sou socióloga e psicóloga e pretendo fazer uma pesquisa sobre as dificuldades dos vegetarianos numa sociedade onívora que tem uma medicina que naturaliza a necessidade de se comer carne apesar de termos no oriente milhares pessoas que jamais ingeriram carne há muitas gerações.
Enquanto blog, pediria a outros vegetarianos que postassem suas dificuldades nesta decisão de ser vegetarianos também.Também é importante saber das experiências daqueles que foram vegetarianos e deixaram de ser e mesmo daqueles que não são, mas gostariam de ser.
Este espaço também pretende divulgar o vegetarianismo e incentivar a proteção animal e são bem-vindos links relacionados de grupos, endereços e sites que de alguma forma fazem parte deste campo (organizações, restaurantes vegetarianos, sites, grupos, filmes, livros, etc.).
Uma observação importante. O fato de sermos vegetarianos e defensores de animais não quer dizer que não se defendam os direitos humanos também, ou mesmo outras temáticas atuais importantes. Eu na realidade tenho sido ativa nos direitos humanos há muitos anos, mas tenho esta preocupação também com os animais. Sou vegetariana há 19 anos por esta razão e acho que os animais e a natureza não foram feitos para nos servir e por isto este blog. Peço a ajuda de todos que de alguma forma são solidários destas idéias e têm amor aos animais a ponto de quererem protegê-los da nossa exploração para uso fruto muitas vezes fútil quando não simplesmente cruel.
Segue abaixo o questionário com o objetivo de realizar o cadastro dos vegetarianos e realizarmos um primeiro perfil dos vegetarianos. Estes dados são sigilosos e não serão divulgados. Apenas serão avaliados em conjunto e publicados os resultados.
O objetivo é tecer o perfil d@ vegetarian@ brasileir@.Quem somos, porque somos vegetarianos, desde quando, quais nossas dificuldades, que tipo de vegetarianos ( vegano, ovo-lactovegetariano,etc), enfim nosso perfil. Há já um questionário em um grupo do yahoo (Cadastro Nacional de Vegetarianos) para isto e pediriamos que todos enviassem este questionário preenchido para o seguinte endereço: poramoraosanimais@gmail.com. Participe, divulgue e dê sugestões.

Questionário para cadastro

Estes dados são sigilosos e serão apresentados em conjunto depois de analisados. Você poderá acompanhar os resultados parciais no Blog. É preciso aguardar até que haja dados suficientes e que eles sejam analisados e divulgados.
É importante que você coloque o máximo possível de informações principalmente sobre a decisão de tornar-se vegetarian@, para aqueles que nem sempre foram vegetarianos. Quais as dificuldades diante da decisão, se houve retorno à fase onívora ( carnívora), como as pessoas que você convive receberam/recebem sua filosofia e prática alimentar. Quais as dificuldades que você tem encontrado em ser vegetariano. Como foi a fase inicial e como está sendo e o que mudou na sua vida, nos seus valores. E se você quiser relatar fatos, situações experiências, isto enriquecerá a pesquisa. Também aqueles que pretendem ser vegetarianos ou que já foram, pediria que também respondessem este questionário relatando as dificuldades também.
Pesquisa:
Nome: ( quanto mais dados melhor)
sexo ( gênero):
Data de nascimento:
Email: ( para o caso de alguma informação ou questão posterior)
Endereço: ( cidade e estado e país)
Escolaridade:
Religião:
Profissão:
Raça ou etnia:
Renda familiar:
Desde quando você é vegetariano:
Que tipo de vegetarianismo(este dado é muito importante, especifique aqui se você não come carne nenhuma, se come peixe, se você come ovos, leite, se você nunca come carne, por favor, especifique. E mesmo se você já foi vegetariano e deixou de ser, por quanto tempo.):
Que razões levaram-no a se tornar vegetariano: (se você já foi vegetariano e voltou a ser carnívoro, por favor, explique):
Você já deixou de ser vegetariano e depois voltou a ser, por que, por quanto tempo voltou a ser, enfim explique:
Como ficou sabendo desta pesquisa:
Quantas pessoas há em sua casa e quantas são vegetarianas:
Quais as dificuldades enfrentadas por você quando decidiu se tornar vegetariano
Se você nem sempre foi vegetariano, poderia relatar como foi a decisão de se tornar vegetariano e a primeira fase como vegetariano:
Quais as dificuldades em ser vegetariano:
Onde você costuma fazer suas refeições:
Você notou alguma diferença em sua vida depois de se tornar vegetariano. ( quais):
Você tem algum problema de saúde(antes e depois do vegetarianismo), você faz exames:
O que você costuma comer:
Se já foi onívoro ( carnívoro), sente alguma falta de algum alimento? :
Como sua família recebe sua prática e/ou filosofia alimentar:
Como seus colegas e amigos recebem sua prática e/ou filosofia alimentar:
Qual/ a(s) situação(coes) mais difícil(ceis) em ser vegetariano:
Você poderia ( ou gostaria de )falar um pouco mais sobre você e o vegetarianismo:
Você teria alguma história ou experiência relacionada ao vegetarianismo que gostaria de relatar:
O que significa ser vegetariano para você:
O que os animais significam para você:
Para os que foram vegetarianos e voltaram a comer carne, por favor, explique há quanto tempo foi vegetariano e por quanto tempo e porque razão voltou a comer carne:
Para os que querem ser vegetarianos explique quais são suas dificuldades:
Que tipo de vegetarianismo você pratica: ( se possível, explique onde você se enquadra).
1)vegano:(não come nunca nenhum tipo de carne, nem derivados como leite ,ovos e gelatina).
2)Vegano : não usa nenhum produto de origem animal ( couro, chicletes,etc.):
3)Lacto-vegetariano: come ovos e não come nenhum tipo de carne e come derivados do leite.
4)Ovo-lacto-vegetariano: não come nenhum tipo de carne, mas come ovos e lacticineos.
5)Crudívoros: só come alimentos crus.
6)Peixe-ovo-lacto-vegetariano: come peixes derivados do leite e ovos.
7)Come carnes brancas:
8)Não come carne de porco:
9)Não come carne, mas de vez em quando come carne
10)Outro ( explique, por favor):
Quais as razões de seu vegetarianismo: Por favor explique: (onde você se enquadra).
1)religiosas: ( qual sua religião e o que ela diz sobre comer ou não carne caso seja este o caso)
2)saúde:
3)Espirituais (explique);
4)Filosóficas ou éticas (explique):
5)Ecológicas (explique):
6)Outra: explique:
Muito obrigada pela paciência, boa vontade de responder e enviar este questionário se você tiver alguma sugestão ou crítica , por favor, entre em contato.
Eliane C. Lima

Um comentário:

Método DeRose disse...

Como disse pitágoras "Enquanto os homens massacrarem os animais, vão-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor não pode colher amor e alegria."

SwáSthya!